Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/languages/LanguageConverter.php on line 710
Mudanças entre as edições de "Laboratório de Estudos Subterrâneos - UFSCar" - WikiEspeleo

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/skins/bootstrap/Bootstrapskin.skin.php on line 254

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/skins/bootstrap/Bootstrapskin.skin.php on line 254
Ir para: navegação, pesquisa

Mudanças entre as edições de "Laboratório de Estudos Subterrâneos - UFSCar"

 
m (uma edição)
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 17h58min de 25 de outubro de 2014

Laboratório do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva – DEBE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, coordenado pela Professora Doutora Maria Elina Bichuette.

A linha de pesquisa do Laboratório de Estudos Subterrâneos é a Espeleobiologia ou Biologia subterrânea, a qual foca estudos sobre a fauna subterrânea brasileira.

As cavernas funcionam como janelas ao meio hipógeo e assim possibilitam o acesso à parte da Biodiversidade Subterrânea. O LES-UFSCar realiza pesquisas nas áreas de biodiversidade e conservação, ecologia de populações, comportamento e sistemática de táxons subterrâneos.

O contexto dos estudos é ecológico-evolutivo, focando a biologia comparada e buscando detectar especializações relacionadas ao isolamento no meio hipógeo. No contexto ecológico, buscam mapear a biodiversidade subterrânea brasileira, identificando e interpretando a ocorrência de hot-spots de biodiversidade, além de investigar os possíveis fatores históricos que moldam a composição dessas comunidades.

Mantem uma interface com especialistas de diversas áreas da Zoologia, principalmente a Sistemática, área fundamental em estudos com este foco.

Os resultados vêm sendo divulgados em periódicos especializados, indexados e arbitrados, em revistas de divulgação, em livros e capítulos de livros, em reuniões científicas nacionais e internacionais, em palestras e cursos, e na interação com órgãos governamentais ambientais, visando elaboração de políticas para proteção do patrimônio espeleológico brasileiro.

Parte dos resultados dos projetos também são aplicados em Planos de Manejo Espeleológico e na criação de Unidades de Conservação no território nacional.

Sendo assim, o trabalho do LES-UFSCar abrange a Ciência Básica, uma vez que busca entender padrões de isolamento e evolução no meio subterrâneo e, a Ciência Aplicada, uma vez que dados robustos gerados pelas pesquisas desenvolvidas podem contribuir para políticas conservacionistas no país.

Página do laboratório

[1] Laboratório de Estudos Subterrâneos - UFSCar (LES-USFCar). Página visitada em 30 jan. 2014.