Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/languages/LanguageConverter.php on line 710
Mudanças entre as edições de "Página principal" - WikiEspeleo

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/skins/bootstrap/Bootstrapskin.skin.php on line 254

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/af/22/gpme/public_html/wiki/wi/skins/bootstrap/Bootstrapskin.skin.php on line 254
Ir para: navegação, pesquisa

Mudanças entre as edições de "Página principal"

(Espeleologia)
m (uma edição)
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
'''Bem Vindo a Wikispeleo, site organizado e mantido pelo GPME - [[Grupo Pierre Martin de Espeleologia]].'''
+
'''MediaWiki instalado com sucesso.'''
  
Quer fazer parte da equipe de conteúdo,diagramação ou revisão? Entre em contato.  
+
Consulte o [//meta.wikimedia.org/wiki/Help:Contents Manual de Usuário] para informações de como usar o software wiki.
  
--
+
== Começando ==
Dicas de Diagramação e formatação :[http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Como_editar_uma_p%C3%A1gina wikipedia]
+
  
 
+
* [//www.mediawiki.org/wiki/Manual:Configuration_settings Lista de opções de configuração]
== Espeleologia ==
+
* [//www.mediawiki.org/wiki/Manual:FAQ FAQ do MediaWiki]
 
+
* [https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/mediawiki-announce Lista de discussão com avisos de novas versões do MediaWiki]
Muito embora a experiência humana com as [[caverna]]s não seja nova, foi na França que tal relação manifestou-se de maneira mais profunda a partir do surgimento da Espeleologia. O termo original spélӕologie, foi criado por ''M. Emile Rivière'', em 1890, a partir dos vocábulos gregos spelaion (caverna) e logos (palavra). Em 1892, o termo foi simplificado para spéologie por ''L. de Nussac'', sendo, a partir deste instante, utilizado para referenciar os estudos sobre as [[caverna]]s. O primeiro a exercer a Espeleologia da forma como a conhecemos foi [[Édouard-Alfred Martel]] (1859 – 1938).
+
* [//www.mediawiki.org/wiki/Localisation#Translation_resources Traduza o MediaWiki para seu idioma]
 
+
Advogado de formação, Martel, precocemente sentiu-se atraído pela natureza, estimulado pelas viagens em família ao longo de sua infância e juventude. Assim que adquiriu a sua emancipação, passou a dedicar o seu tempo livre quase que inteiramente às viagens em busca de paisagens pitorescas. Esse interesse o levou ao Club Alpin Français e, posteriormente, após também ter reconhecidas as suas contribuições pela Société de Géographie, ingressou e coordenou diversas expedições no Touring-Club de France.  Em 1888, Martel empreende sua primeira campanha subterrânea com o objetivo de cruzar o Abime Bramabiau e a Grotte de Dargilan.
+
 
+
A travessia dos 1.300 metros do [[cânion subterrâneo]] do Abime de Bramabiau em 28 de junho de 1888, localizado no Planalto de Camprieu, cidade de Saint-Sauveur-Camprieu, departamento de Gard, região de Languedoc-Roussillon, sul da França, é vista como o marco que define, historicamente, o nascimento da [[Espeleologia|espeleologia]]. O feito foi considerado, à época, uma operação arriscada devido às dificuldades que seus antecessores tiveram, em tentativas frustradas de explorar tal [[caverna]]. Após a travessia, Martel e sua equipe foram recebidos pelas autoridades locais em uma pequena cerimônia e, desde então, essa tem sido considerada a data do nascimento da Espeleologia e também o marco na popularização da Espeleologia francesa e, posteriormente, mundial.
+
 
+
Entre as maiores contribuições de Martel está o estabelecimento da diferença entre as [[nascente]]s provenientes de diferentes tipos de [[lençol freático|lençois freáticos]] e [[sistemas espeleológico]]s ou [[cárstico]]s, demonstrando as intercomunicações entre as entradas de água, ou [[sumidouro]]s, as formas de [[duto]]s, [[fenda]]s, salões, [[galeria]]s, todos atravessados pelo fluxo d’água e, finalmente as saídas, ou [[ressurgência]]s. Essa explanação feita por Martel dos percursos subterrâneos das águas que entram e saem dos maciços [[calcário]]s após vários quilômetros, foi considerada vital na adoção da perspectiva de que os sistemas subterrâneos são inerentemente vulneráveis à contaminação. Isto porque, se de um lado os [[sumidouro]]s d’água eram costumeiramente utilizados como pontos de despejo de resíduos, de outro, as águas das [[ressurgência]]s, por serem consideradas naturalmente “puras” eram captadas sem maiores cuidados para o consumo, expondo a população a epidemias constantes.
+
 
+
Pode-se seguramente afirmar que as atividades de Martel, sistematicamente publicadas em periódicos da época, levaram à adoção, na França, da Lei de Saúde Pública de 15 de Fevereiro de 1902. Dessa forma, a ênfase ambientalista do pensamento de Martel foi concretamente reconhecida como de utilidade pública como cita BOUILLON
+
“''Lê-se no Journal Officiel de 19 de novembro de 1898: Os trabalhos levados a cabo, desde 1888 por Martel esclarecem a cerca do real valor das [[nascente]]s, que eram consideradas boas e ao redor das quais, todavia, se originaram casos de febre tifoide''”. (1972, p. 115)
+
 
+
Martel pode ser considerado o pioneiro da [[Espeleologia]] moderna, pois, é fundador do primeiro impresso de divulgação da atividade, o Spelunca. Além disso, fundou o embrião da Sociedade Espeleológica Francesa (Société de Spéléologie); estabeleceu relações de colaboração com diversos cientistas como os pioneiros da [[espeleobiologia]], Jeannel e Racovitza; foi um dos precursores na utilização da [[fluoresceina]] como traçador de [[aquífero]]s [[cárstico]]s e, entre outros trabalhos, foi o coordenador de uma das primeiras experiências de [[mergulho em caverna]] em Fontaine de Vaucluse, a fonte do rio Sorgue, no sopé das Montanhas Vaucluse, na Provença. Como membro da Société de Géographie, foi convidado a colaborar com Onésime Reclus, irmão de ''Élisée Reclus'', na sua obra La Grande Géographie. Esse currículo, embora não tivesse transformado Martel em um acadêmico de fato, o tornaram um dos homens mais influentes da história das pesquisas [[espeleologia|espeleológica]]s, não só na França e na Europa, mas no mundo inteiro.
+
 
+
Várias ciências estão associadas à temática da espeleologia e estudos do [[carste]] e [[relevo cárstico]]: [[arqueologia]], [[carstologia]], [[espeleobiologia]] ([[bioespeleologia]] ou [[biologia subterrânea]]), [[espeleogeologia]] ([[geoespeleologia]]), [[geografia]], [[paleoclimatologia]] e [[paleontologia]].
+
 
+
Assim como atividades técnicas e esportivas associadas à [[descoberta]], [[exploração]] e documentação das cavernas: [[prospecção]], [[exploração horizontal]], [[exploração vertical]], [[escalada]], [[espeleomergulho]] ([[mergulho em caverna]]), [[fotografia subterrânea]] e [[topografia]] ([[mapeamento subterrâneo]]).
+
 
+
Os estudos e levantamentos espeleológicos (técnicos e científicos) promovem o conhecimento do [[Patrimônio Espeleológico]], agregam dados no [[Cadastro de Cavernas]], que por sua vez auxiliam as politicas públicas de conservação, assim como os [[Planos de Manejo Espeleológico]].
+
 
+
A evolução técnica das explorações e consequentes descobertas estão diretamente ligadas à evolução dos [[equipamentos de espeleologia]].
+
 
+
---
+
 
+
==Referências==
+
*'''BOUILLON, M.''' Descoberta do Mundo Subterrâneo. Coleção Vida e Cultura. Edição “Livros do Brasil”. Lisboa, 1972.
+
*'''DEMATTEIS, G.''' Manual de Espeleologia. Editora Labor. 165 p. Barcelona, 1975.
+
*'''GÈZE, B.''' La Espeleología Científica. Ediciones Martínez Roca. 191 p. Barcelona, 1968.
+
*'''GUNN, J.''' Encyclopedia of Caves and Karst Science. Fitzroy Dearborn, 902 p. New York e London, 2004.
+
*'''MARTEL, É-A.''' La Spéléologie ou Science des Cavernes. Scientia, 126 p. 1900.
+
*'''SCHUT, P-O. E. A. Martel''', the Traveller who Almost Become an Academian. Acta Carsologica, 35/1, p. 149–157, Liubliana, 2006.
+

Edição das 17h58min de 25 de outubro de 2014

MediaWiki instalado com sucesso.

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Começando